CAMPO LARGO FECHA 2025 COM MAIS CULTURA GRATUITA E AVANÇO NO TURISMO
Oficinas, bibliotecas, museu e eventos movimentaram a cidade, ampliando a participação da população nos setores
Assessoria PMCL A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) encerra 2025 com um balanço positivo de ações e investimentos nos setores, consolidando Campo Largo como referência em democratização do acesso à cultura.
Todas ofertadas gratuitamente à população, as atividades culturais foram distribuídas nos diversos equipamentos localizados em pontos estratégicos do município, onde a população teve acesso às seguintes oficinas:
Estação Cidadania - CEU Meliane: espaço com a maior variedade de opções, ofereceu oficinas de corte e costura, crochê, aquarela, capoeira, informática, pintura em tecido, desenho, pintura, jiu-jitsu e xadrez. Ao longo do ano 199 alunos passaram pelas oficinas no CEU Meliane.
Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi: funciona como polo de formação artística e cultural, oferecendo artesanato, desenho, pintura, violão, libras, aulas de polonês, italiano, hebraico e teatro.
Biblioteca Cidadã Professora Odila Portugal Castagnoli: localizada na Ferraria, teve oficinas de desenho, pintura e artesanato.
Centro de Convivência do Idoso Jerônimo Stoco “Momi”: além de ofertar animadas aulas de Zumba e Flashback, o espaço serve como ponto de encontro para o Programa Envelhecer Saudável, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
As aulas de Flashback também aconteceram na Vila Olímpica Antonio Lacerda Braga, e no total, cerca de 150 pessoas participaram desta atividade, sendo que o 1° Festival Cultural de Flashback foi realizado e reuniu aproximadamente 500 pessoas na Praça do Museu.
Biblioteca Municipal Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo: mantém uma programação semanal diversificada com contação de histórias, leitura para pessoas com deficiência (ERCE, em braile), atendimento a grupos de idosos, além da ação Biblioteca Viva, que combina teatro e leitura.
Museu Histórico de Campo Largo: recebe cerca de 600 visitantes/mês nas exposições e visitas guiadas, preservando e divulgando a memória histórica do município.
A Secretaria também promoveu, de maneira inédita, duas edições do projeto Rua da Cultura, onde 800 pessoas foram alcançadas com muita arte, cultura e música na rua, para toda a população. O "Rua da Cultura" traz artistas locais e de fora para um momento de interação, com música, dança, poesia, pintura, desenho e manifestações culturais diversas. Tudo gratuito.
Turismo - No setor de turismo, 3.060 pessoas foram envolvidas em ações e articulações ao longo de 2025, demonstrando o fortalecimento do município como destino turístico regional.
Ao longo do ano, duas ações ajudaram a fomentar o turismo ecológico em Campo Largo. O primeiro aconteceu em setembro, com a 1ª Caminhada na Natureza Caminhos do Ouro, em Bateias. Já em dezembro, foi realizada a 8ª Caminhada na Natureza, na Colônia Dom Pedro II e juntos, os eventos reuniram cerca de 2.000 participantes.
Planejamento - No total, a SMCT conseguiu atingir com as ações públicas cerca de 50 mil pessoas, no ano de 2025 e para 2026, a SMCT seguirá com a programação, levando acesso à cultura e às atividades turísticas à população, divulgando oficinas, horários, datas e locais nas redes sociais da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Todas as oficinas são gratuitas e as matrículas serão abertas a partir de 15 de janeiro de 2026.
Para 2026, o planejamento é para realização de quatro edições do "Rua da Cultura", a Mostra do projeto "Memória Viva" e levar ações culturais nos bairros da cidade e ampliar atividades literárias nas bibliotecas públicas do município.




COMENTÁRIOS