OBRA NA AVENIDA CANADÁ ENTRA NA ETAPA FINAL
Tráfego pela via será liberado hoje, após a grande obra necessária para a troca de manilhas que se romperam
Assessoria PMCL No início de novembro, técnicos da Secretaria Municipal de Obras Viárias (SMOV) detectaram a ruptura de manilhas armadas na Avenida Canadá, localizada no bairro Francisco Gorski, exigindo o início de uma obra de grande porte.
Desde então a intervenção segue um cronograma técnico que respeita as etapas necessárias para garantir segurança, durabilidade e qualidade da infraestrutura viária.
Inicialmente, a equipe da SMOV realizou a substituição das manilhas, etapa fundamental para assegurar o correto escoamento das águas pluviais e evitar futuros problemas estruturais. Na sequência, foi executada a composição da nova base para o asfalto, bem como a recomposição do material no canteiro central, garantindo a estabilidade da via e do entorno.
Posteriormente, foram construídas duas bancadas de contenção, também conhecidas como taludes, essenciais para a sustentação do aterro e a prevenção de deslocamentos de solo.
“Na área da pista foi necessário respeitar o tempo de cura do aterro, uma vez que o material precisa de acomodação e compactação adequadas antes da aplicação do revestimento asfáltico,” explica o Secretário Municipal de Obras Viárias, Flávio Barszcz. “Nesse trecho o aterro executado varia entre sete a nove metros de altura, o que exige cuidados técnicos adicionais.”
Segundo o secretário, a base do asfalto será composta por 70 centímetros de saibro e 20 centímetros de brita graduada, garantindo resistência estrutural e maior vida útil ao pavimento.
O tráfego na Avenida Canadá será liberado hoje (19) e a administração municipal reforça que todas as etapas seguem critérios técnicos e de segurança, visando entregar uma obra durável e de qualidade à população




COMENTÁRIOS