PREFEITO MAURÍCIO RIVABEM COMANDA ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO COM O SECRETARIADO MUNICIPAL
Confira um balanço deste ano feito pelo Executivo Municipal de Campo Largo, bem como o direcionamento escolhido para 2026
Assessoria PMCL O prefeito Maurício Rivabem comandou, nesta quinta-feira (18), a última reunião do ano com todo o secretariado municipal. “Quero agradecer a todos e todas pelo trabalho e comprometimento ao longo de 2025. Nosso primeiro ano de gestão finaliza com muitas entregas para a população, e temos muitas metas ainda para realizar, com planejamento e propósito”, destacou o prefeito, ao lado da vice-prefeita, Chrystianne Chemin.
A reunião serviu para apresentar o planejamento estratégico para 2026, o que representa mais do que um conjunto de metas e ações. “É o reflexo do compromisso coletivo com a excelência, a inovação e o cuidado com cada cidadão de Campo Largo”, reforçou a vice-prefeita.
Outro destaque durante o encontro foi de que as entregas dos resultados são caminhos também para gerar intervenções. “O planejamento estratégico é imprescindível para garantir que nossas ações estejam alinhadas aos objetivos da cidade e às necessidades dos cidadãos. Monitorar as entregas de forma contínua nos permite ajustar rotas, otimizar recursos e assegurar resultados concretos”, pontuou o secretário de Governo, José Arlindo Lemos Chemin.
Ou seja, os resultados do Executivo Municipal devem apontar para ajustes operacionais, revisão estratégica e reconhecimento. Em 2026, a gestão de Campo Largo será norteada pela missão, visão e valores do município que foram renovados e definem o propósito e compromisso. “Além da missão, visão e valores que são nossa bússola, o planejamento e o monitoramento dos trabalhos serão nossos instrumentos para as realizações, e o trabalho em equipe será a nossa força”, completou o prefeito.
Renovação da missão e visão de Campo Largo que passaram a ser:
Missão - Fazer a cidade crescer de forma inteligente, planejada e inovadora, com uma gestão pública de excelência para todos.
Visão - Ser reconhecida como uma cidade próspera para viver, acolhedora para visitar, competitiva para empreender e comprometida com a sustentabilidade e inovação
Confira também quais foram as principais ações realizadas e entregas das Secretarias Municipais em 2025:
Administração - Implantação do Contrata + Brasil; Revisão e alteração da legislação; Capacitação de servidores; Implantação de monitoramento para veículos leves, pesados e maquinários; Digitalização dos serviços do RH e Implantação de avaliação de comissionados.
Agricultura e Pecuária - Fortalecimento da Agroindústria e do Cooperativismo; Aquisição do terreno Parque Agropecuário; Alteração da legislação e regularização do conselho e fundo municipal; Realização da Festa do Agricultor com fortalecimento da feira; Recebimento de emendas federais e estaduais no valor de R$ 6.610.000,00; Termo de cooperação técnica e Regulamentação e ampliação da Feira do Produtor.
Cultura e Turismo - Realização de eventos culturais abrangendo maior número de pessoas; Ampliação das oficinas nos bairros da cidade, Casa da Cultura e Bibliotecas; Implantação da Rua da Cultura, festivais, stand-up, exposições diversas; Lançamento de livros de autores campo larguenses; Integração - sistema público-privado para oferecer ações culturais; Reconhecimento da cultura étnica do município e Revitalização de acervo literário para ampliação do gosto pela leitura.
Desenvolvimento Econômico e Inovação - Realização do Fórum da Inovação de Campo Largo; Ações de Desburocratização do processo de Alvará; Realização da Carreta da Inovação; Realização de eventos e ações de capacitação e empregabilidade; Feira Noturna; Entrega do Centro de Eventos e Aprovação da Lei de Inovação e criação do Fundo.
Desenvolvimento Social e da Mulher - Realização das Conferências Municipais - Conferências Municipais do Idoso, da Mulher, de Assistência Social, de Direitos Humanos e de Promoção da Igualdade Étnico-Racial; Distribuição do Banco de Alimentos - A iniciativa contribui para o combate à insegurança alimentar, o fortalecimento das organizações comunitárias e o apoio direto às famílias em situação de vulnerabilidade; Adesão e conquista da Casa da Mulher Paranaense - implementação de um espaço integrado de atendimento humanizado, com serviços especializados voltados à proteção, acolhimento e autonomia das mulheres; Credenciamento de vagas para acolhimento de idosos - ampliação e qualificação da rede de proteção à pessoa idosa; Implantação da Horta Comunitária no Ferraria - iniciativa que integra sustentabilidade, participação social e geração de oportunidades.
Desenvolvimento Urbano - Elaboração do Plano de Manejo das APAS do Rio Verde e do Rio Passaúna e Participação efetiva na revisão do PDUI; Melhora do fluxo de licenciamento de edificações e do parcelamento do solo; Avanço consistente da política de investimento público através dos projetos e Cadastro Multifinalitário Técnico.
Educação - Lançamento do Programa Concretize; Implantação da nova tabela de vencimentos na carreira do Magistério; Relançamento e ampliação do Programa Leitura Mágica; Ampliação da oferta de tempo integral em 5 escolas e Reorganização do Programa de Uniforme Escolar.
Esporte e Lazer - Ampliação nas modalidades esportivas, mais de 3.600 alunos matriculados, 6 mil atendimentos semanais; Mais de 70 competições, movimentando mais de 20 mil pessoas; Fortalecimento da Lei do Incentivo - R$ 40 mil em repasse com mais de 50 atletas; Criação do Conselho e Fundo Municipal do Esporte. beneficiados; Reforma do Ginásio Romano Zanlorenzi Filho (Itaqui) com instalação do Piso Modular. Acessibilidade concluída para Vila Olímpica, com placar eletrônico e piso cerâmico na piscina; Implantação de duas Novas academias ao Ar Livre, uma Estação de Musculação no Parque Newton Puppi e duas Quadras esportivas de areia nos bairros Moradias Bom Jesus e Caratuva (Ferraria); Reformas e manutenção em diversas academias, quadras esportivas e parques infantis.
Fazenda - Elaboração e aperfeiçoamento das peças orçamentárias; Conclusão da implantação do Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC), fortalecendo a comunicação digital e a eficiência nos processos fiscais; Implementação do controle orçamentário em contratos, por meio do estabelecimento de reservas orçamentárias, assegurando maior rigor e eficiência na execução da despesa pública; Implantação de convênio de cooperação e troca de informações fiscais com o Estado; Atualização da legislação tributária, com alterações no Código Tributário Municipal e revisão da Planta Genérica de Valores, promovendo maior conformidade normativa, adequação dos dispositivos legais e justiça fiscal; Aumento do índice da educação pela estimativa da receita
Governo - Elaboração da Cartilha de Emendas Impositivas para a Câmara Municipal, que conta com ações já programadas para 2026; Elaboração de fluxo de viagem - Demanda realizada com a TI; Elaboração de fluxo de Renovação de Contratos de Correios - Demanda realizada com a TI; Reorganização da estrutura e do processo de trabalho internamente na Diretoria de Comunicação; Fechamento de documento com principais eventos do ano e responsabilidades de cada Secretaria.
Meio Ambiente - Programa de Gerenciamento de resíduos: Credenciamento das associações com a implantação do pagamento pelo serviço ambiental; Entrega do caminhão de Reciclagem da Itaipu; Ampliação da rota de reciclagem no centro e vila bancária; Ampliação da Casa Soma no bairro Itaqui e Ferraria; Proteção Animal: Credenciamento das Clínicas Veterinárias; Regulação do Banco de Ração; Regulação do Programa de Castração; Regulação do Credenciamento das Protetoras; Novo Credenciamento de protetoras individuais; Licitação de Ração; Licitação de Vacinas; Aquisição de Veículos para Proteção Animal; Regulação do Programa de Conversão de Multas e Alteração legislativa no processo de fiscalização; Controle Ambiental: Monitoramento da qualidade de água do parque Cambuí; Execução do Programa Itaipu Mais que Energia: Início Obra da Praça da Ferraria; instalação do Bio-Digestor e licitação da empresa para realização da recuperação de nascentes; Sustentabilidade: Implantação de programa de educação ambiental nas escolas, distribuição de mudas.
Obras Viárias - Pavimentação Asfáltica: total de 11 km de pavimentação ou 88.000 m²; Substituição asfáltica: total de 130.880 m²; Aquisição de 8 equipamentos; Iluminação Pública: em processo de licitação, fase de julgamento de proposta; Pontes: reforma das pontes Geada, Guabiroba, Passuna, Itambezinho, Passa Três, Faxina, Pinheiro e estrada fábrica das tintas, Figueiredo, Rasgado,Ouro Fino Grande, Recriança, Rio Verde, Árvore Alta, Camarinhas; Extensão da rede de água: mais de 8 mil metros em extensão da rede.
Ordem Pública - Regularização da manutenção semafórica; Implantação e ampliação das câmeras do Estar integradas ao CIOSP; Implantação do transporte coletivo; Reforma da Capela Mortuária; reinauguração do 1º Grupamento da GM no distrito Ferraria; Aquisição de equipamentos e renovação da frota da GM e Redução com custos relacionados aos correios.
Planejamento, Modernização e Transformação Digital - Otimização do acesso à informação e fluxo da ouvidoria no site oficial; Ampliação dos serviços digitais das secretarias no portal de autoatendimento e no aplicativo; Lançamento do aplicativo da Prefeitura; Seis projetos inscritos e contemplados - Premiações recebidas; Convênios com o Estado, ITAIPU e com ente federativo em execução, bem como Operações de créditos em execução.
Saúde - Ampliação do quadro funcional: aumento das equipes credenciadas junto ao Ministério da Saúde ampliando repasse financeiro do ente federado; Melhorias de infraestrutura dos Equipamentos de Saúde com reformas e construções em andamento: pintura na UPA, construção US Bom Jesus, Rivabem e ampliação da US Santa Cruz, Nova estrutura da US Águas Claras; Aquisição de equipamentos e bens permanentes para os equipamentos de saúde; Renovação de Frota: três ambulâncias SAMU, duas ambulâncias brancas, um utilitário e uma van; Ampliação das Teleconsultas que contam com um ponto na UPA e três pontos distribuídos nas Unidades de Saúde Vila Glória, Dante e Ari Fior.
Procuradoria Geral do Município - Estrutura do Conselho de Contribuintes e da Junta de Recursos; Organização das pautas e redução dos prazos de julgamento; Julgamento de Processos Antigos; Distribuição diária de processos administrativos e Organização semanal da pauta de audiências.
Presenças - Estiveram presentes na reunião todos os secretários municipais de Campo Largo: José Arlindo Lemos Chemin (Governo), Silvio Seguro (Procuradoria Geral do Município), Isabella Baroni Rivabem (Administração), Karl Horst (Fazenda), Flávio Barszcz (Obras Viárias), Bohdan Metchko Filho (Agricultura e Pecuária), Bruno Cézar da Cruz (Educação), Dorotéa Aparecida Merchiori Stoco (Cultura e Turismo), Cristian Gorski (Esporte e Lazer), Pedro Parolin Teixeira (Desenvolvimento Econômico e Inovação), Thiago de Lima Teixeira (Meio Ambiente), Danielle Cristine Fedalto (Planejamento, Modernização e Transformação Digital), Luiza Marochi Almeida (Saúde), Fabiano Andreassa (Desenvolvimento Social e da Mulher), João Marcos Cavalin Cuba (Desenvolvimento Urbano) e João Aparecido de Freita (Ordem Pública). Além deles, participaram o controlador geral do município, Danilo Alvin Hein, e Bárbara Lunardon, ouvidora da Cocel.
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